UMA PONTE - 41 ANOS DE DESRSPEITO AO MEIO AMBIENTE

Aconteceu no bairro onde moro, Santana de Japuíba, Cachoeiras de Macacu - RJ, que em 1984 a ponte que liga o centro de Japuíba à localidade denominada Areia Branca caiu e os seus destroços permanecem dentro do Rio Macacu a 41 anos. Sempre tive a esperança de ver alguma autoridade política tomando uma atitude de remover a ponte de dentro do rio e devolver à natureza a saúde que ela merece, mas minhas expectativas foram em vão.

Recentemente, em 2024, comecei um movimento de conscientização sobre os perigos que a ponte caída causa ao meio ambiente e também à preservação da ponte atual, pois a mesma corre o risco de também cair porque as águas torrenciais das chuvas colidem na ponte caída dentro do rio e arrancam os barrancos que sustentam a ponte atual, como você pode ver nesse vídeo👉 (20+) Facebook . Então decidi entrar em contato com deputados estaduais na Alerj - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, sendo atendido pela Sra. deputada estadual Índia Armelau, que me pediu para eu lhe enviar imagens e vídeo do local, o que fiz, onde fui prontamente atendido, em seguida a deputada remeteu uma Indicação para retirada da ponte de dentro do Rio Macacu aos órgãos governamentais municipais de Cachoeiras de Macacu: Secretaria de Obras, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e também para o INEA - Instituto Estadual do Ambiente  - onde você pode verificar imagem do documento no final do texto. Acontece até o presente momento nenhum secretário se manifestou com relação à resposta. Isto nos faz crer que pouco se importam com o problema.

O que eu gostaria de mostrar as pessoas é que tanto acidade, quanto nós moradores, merecemos viver em um ambiente limpo e livre de perigo e catástrofes, além de que, na prática, os barrancos desempenham um papel importante na dinâmica dos ecossistemas, servindo como habitats para diversas espécies de fauna e flora. A vegetação que cresce em barrancos é frequentemente adaptada a condições de umidade e pode ajudar a estabilizar o solo, prevenindo deslizamentos e erosão adicional. Além disso, os barrancos podem atuar como barreiras naturais que influenciam o fluxo de água em uma região, afetando a hidrologia local.

Gostaria que cada cachoeirense que esteja lendo este artigo, se conscientizasse de que merecemos uma resposta dos nossos políticos e dos órgãos públicos. Peço ainda a você leitor, que se você trabalha ou conhece alguém que trabalhe em algum desses órgãos públicos de Cachoeiras de Macacu, que possa nos ajudar no intuito desta empreitada se realizar, pois sempre haverá o que fazer pelo bem estar de todos.

Sabemos também que o INEA está construindo uma galeria, realizando uma importante obra de saneamento e drenagem no Bairro Vilage em Japuíba, obra esta que beneficiará todos os moradores daquela localidade, impactando positivamente na vida deles e eles merecem muito! Estão vendo? Temos recursos disponíveis para realizar outros feitos importantes na cidade e não devemos esperar algo ruim acontecer para que providência seja tomadas.

Qualquer informação sobre o movimento acima descrito, por favor, você pode entrar em contato comigo pelo whatsapp 21 992 197 793.

Grato pela atenção e Deus abençoe a sua vida.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog